sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bolo de Chocolate "À Moda Antiga" da Nigella

Bolo:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar de confeiteiro (aqui eu usei açúcar comum)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/3 xícara de cacau em pó
165g de margarina sem sal, amolecida
2 ovos grandes
2 colher (chá) de essência de baunilha
2/3 xícara de sour cream ou coalhada (200g)


Equipamento especial:

2 fôrmas redondas para bolo (cada uma com 20cm de diâmetro) com bases removíveis, untadas.


Glacê:
170g de chocolate meio-amargo, picado
90g de margarina sem sal
2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de glucose de milho
1/2 xícara de sour cream ou coalhada
1 colher (chá) de essência de baunilha
Flores de açúcar para decorar (opcional)


Tire todos os ingredientes da geladeira, para que tudo fique na temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 180° C.
Bata todos os ingredientes do bolo no processador até obter uma massa homogênea. Divida a massa nas duas fôrmas untadas, e asse por aproximadamente 20 minutos (faça o teste do palito). Deixe os bolos esfriarem nas fôrmas por 10 minutos antes de removê-los. Espere os bolos esfriarem completamente antes de rechear e cobrir.

Enquanto os bolos esfriam, faça o glacê. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria, ou no microondas. Enquanto esta mistura esfria um pouco, bata o açúcar de confeiteiro no processador para desfazer os grumos. Acrescente a glucose de milho à mistura de chocolate, seguida pelo sour cream e pela baunilha, misturando bem. Pelo tubo do processador, adicione esta mistura ao açúcar de confeiteiro, com o motor ligado. Talvez seja necessário acrescentar uma colher (chá) de água fervente, ou um pouco mais de açúcar de confeiteiro, para atingir a consistência exata do glacê. Ele deve ser líquido o suficiente para poder ser espalhado, mas espesso o suficiente para não escorrer.

Escolha o prato onde irá colocar o bolo, e posicione um dos bolos nele, com a parte arredondada virada para baixo. Coloque pedaços de papel-manteiga (ou qualquer outro) ao redor do bolo, para não sujar o prato na hora de rechear e cobrir com glacê.

Coloque cerca de 1/3 do glacê no centro do bolo, e espalhe uniformemente com uma faca ou espátula. Coloque o outro bolo por cima, com o lado arredondado para cima, pressionando levemente.
Coloque o restante do glacê em cima do bolo (não usei todo o glacê, pois rende muito) e espalhe-o de maneira irregular, formando uma textura, ou deixando lisinho, como preferir. Cubra as laterais do bolo e aguarde alguns minutos para secar e depois remova os pedaços de papel com muito cuidado. Decore com flores de açúcar, com chocolate granulado ou com estrelinhas coloridas, como eu fiz.

Retirado do site

Nenhum comentário: