sábado, 27 de setembro de 2008

Muffin

1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
3/4 xícara de leite
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 ovos pitada de sal

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°. Peneire e coloque em uma tigela a farinha, açúcar, sal e fermento em pó. Bata levemente os ovos em outra tigela e acrescente a manteiga derretida e o leite. Misture bem. Despeje a mistura de líquidos sobre os secos e misture muito rapidamente, evitando bater em excesso a mistura. O ponto correto é que a massa fique levemente empelotada, nunca lisa. Unte com óleo forminhas individuais de 7 cm de diâmetro por 7 cm de altura e acrescente com a massa até 2/3 da altura. Coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao forno por 20 a 25 minutos, ou até que os muffins estejam bem dourados.

Dicas:
Pode-se acrescentar à massa um dos ingredientes: 2 colheres (chá) de essência de baunilha, ¼ xícara de gotas de chocolate, ¼ xícara de frutas cristalizadas, ¼ xícara de nozes trituradas ou 1 banana nanica bem amassada.
*Simples e rápido. Fiz tudo como manda a receita. Coloquei uma banana amassada e deu um leve gosto de banana. Por cima, polvilhei açúcar e canela.
*Untei as forminhas com óleo. Pareciam grudados, mas virei as forminhas de cabeça para baixo e fui mexendo os muffins com as mãos para que se soltassem. (Minhas forminhas são revestidas com teflon, então não podia usar uma faca para passar nas laterais.)
Retirada do site

Nenhum comentário: